Como já foi explicado anteriormente, o Tabernáculo
e o Templo de Salomão (o primeiro Templo), bem
como o homem, são compostos por três partes principais: o pátio,
o Santo Lugar e o Santo dos
Santos. Desta forma, não há como não falarmos
sobre o Senhor Jesus sem falar do Templo.
A relação entre ambos é tamanha que é impossível dissociar,
visto que o Templo fora todo planejado
a fim de representar a salvação por meio de
Jesus Cristo. Para entender melhor,
vamos aos fatos.
e o Templo de Salomão (o primeiro Templo), bem
como o homem, são compostos por três partes principais: o pátio,
o Santo Lugar e o Santo dos
Santos. Desta forma, não há como não falarmos
sobre o Senhor Jesus sem falar do Templo.
A relação entre ambos é tamanha que é impossível dissociar,
visto que o Templo fora todo planejado
a fim de representar a salvação por meio de
Jesus Cristo. Para entender melhor,
vamos aos fatos.
Sempre que o Tabernáculo era montado, a cada
vez que o povo de Israel parava no deserto, ele
era organizado de dentro para fora, ou seja, a
primeira parte a ser armada era o Santo dos
Santos,
e assim por diante os elementos eram dispostos
até chegar ao átrio. Isso significa dizer que Deus
inicia
Seu tratamento espiritual em nós a partir de
dentro, daquilo que temos de mais interior:
o espírito. É interessante frisar também que
as divisões do
Templo correspondem às partes referentes ao
ser humano, a saber: o corpo, a alma e o espírito.
vez que o povo de Israel parava no deserto, ele
era organizado de dentro para fora, ou seja, a
primeira parte a ser armada era o Santo dos
Santos,
e assim por diante os elementos eram dispostos
até chegar ao átrio. Isso significa dizer que Deus
inicia
Seu tratamento espiritual em nós a partir de
dentro, daquilo que temos de mais interior:
o espírito. É interessante frisar também que
as divisões do
Templo correspondem às partes referentes ao
ser humano, a saber: o corpo, a alma e o espírito.
Observando o gráfico acima, percebemos que o
pátio (A) era composto pela porta, o altar e a pia.
Essa relação significa que todo o Templo fora
construído já se pensando na presença do
Senhor Jesus. Ou seja, a porta, local por onde
temos acesso aos lugares, inclusive no Templo, representa Jesus.
Eu sou a porta; se alguém
entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá,
e achará pastagens João 10:9.
pátio (A) era composto pela porta, o altar e a pia.
Essa relação significa que todo o Templo fora
construído já se pensando na presença do
Senhor Jesus. Ou seja, a porta, local por onde
temos acesso aos lugares, inclusive no Templo, representa Jesus.
Eu sou a porta; se alguém
entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá,
e achará pastagens João 10:9.
Isso significa que assim como temos acesso ao
Templo, entrando por uma porta, para termos
acesso a Deus, temos de entrar pela Porta
chamada Jesus. Pelo mesmo gráfico, é
possível observar que da porta até
o Santo Lugar (B),
forma-se uma cruz (trajeto em vermelho,
da
porta até o Altar de incenso) e, acima dela,
onde
está o Santo dos Santos (C), encontra-se
a Arca da Aliança (em amarelo), que
simboliza a
presença de Deus.
Templo, entrando por uma porta, para termos
acesso a Deus, temos de entrar pela Porta
chamada Jesus. Pelo mesmo gráfico, é
possível observar que da porta até
o Santo Lugar (B),
forma-se uma cruz (trajeto em vermelho,
da
porta até o Altar de incenso) e, acima dela,
onde
está o Santo dos Santos (C), encontra-se
a Arca da Aliança (em amarelo), que
simboliza a
presença de Deus.
A porta do Templo simboliza Jesus Cristo e
sacrifício (veja no gráfico). Por meio do Seu
sacrifício de morte por cruz, passamos a ter
acesso não apenas no Santo Lugar, visto que o
véu se rasgou, mas à salvação. Porém, cada
pessoa que decide entrar por esta Porta deve,
tal qual Jesus, realizar seu sacrifício diário para
obter a salvação. Ou seja, assim que entramos
pela Porta, deixamos o mundo para trás e
abandonamos nossas próprias convicções,
vontades e desejos carnais.
sacrifício (veja no gráfico). Por meio do Seu
sacrifício de morte por cruz, passamos a ter
acesso não apenas no Santo Lugar, visto que o
véu se rasgou, mas à salvação. Porém, cada
pessoa que decide entrar por esta Porta deve,
tal qual Jesus, realizar seu sacrifício diário para
obter a salvação. Ou seja, assim que entramos
pela Porta, deixamos o mundo para trás e
abandonamos nossas próprias convicções,
vontades e desejos carnais.
Dado este passo, vem o segundo, que é o Altar
(observe no gráfico, que é o primeiro lugar
depois da porta). Assim que entramos pela Porta,
vamos de encontro ao Altar, onde temos a
oportunidade de morrer para a vida, a fim de
vivermos uma nova com Deus. No altar havia o
sacrifício de animais, que desprendiam um cheiro,
que para Deus era como o de incenso. Assim
também acontece conosco quando sacrificamos
nossa vida no Altar. O cheiro que exala de nossa
vida, a saber, o bom perfume que passamos a
ter após o encontro com Deus, O agrada sobremaneira. Assim
queimarás todo o carneiro
sobre o altar; é um holocausto para o Senhor,
cheiro suave; uma oferta queimada ao Senhor
(Êxodo 29:18)
(observe no gráfico, que é o primeiro lugar
depois da porta). Assim que entramos pela Porta,
vamos de encontro ao Altar, onde temos a
oportunidade de morrer para a vida, a fim de
vivermos uma nova com Deus. No altar havia o
sacrifício de animais, que desprendiam um cheiro,
que para Deus era como o de incenso. Assim
também acontece conosco quando sacrificamos
nossa vida no Altar. O cheiro que exala de nossa
vida, a saber, o bom perfume que passamos a
ter após o encontro com Deus, O agrada sobremaneira. Assim
queimarás todo o carneiro
sobre o altar; é um holocausto para o Senhor,
cheiro suave; uma oferta queimada ao Senhor
(Êxodo 29:18)
Quando saímos dali, encontramos a pia. Nela,
após termos um verdadeiro Encontro com Deus,
o primeiro desejo que nos vêm é o
dobatismo nas águas. Por meio dele,
consolidamos a nossa
morte, para ressurgirmos lavados dos nossos
pecados e limpos de toda a impureza. De sorte
que fomos sepultados com ele pelo batismo na
morte; para que, como Cristo foi ressuscitado
dentre os mortos, pela glória do Pai, assim
andemos nós também em novidade de vida
Romanos 6:4
após termos um verdadeiro Encontro com Deus,
o primeiro desejo que nos vêm é o
dobatismo nas águas. Por meio dele,
consolidamos a nossa
morte, para ressurgirmos lavados dos nossos
pecados e limpos de toda a impureza. De sorte
que fomos sepultados com ele pelo batismo na
morte; para que, como Cristo foi ressuscitado
dentre os mortos, pela glória do Pai, assim
andemos nós também em novidade de vida
Romanos 6:4
Perceba a importância da organização
interior
do Templo de Salomão. Todo ele foi
pensado e construído com o propósito
da salvação através do Senhor Jesus.
No pátio, por exemplo, (onde
fica o altar e a pia), não havia cobertura.
Significa dizer que o cristão que passa pela
porta (Jesus), sacrifica suas
vontades
(no Altar) e
em seguida se batiza (na Pia), ainda
permanece
no pátio, ficando exposto a todos os
tipos de
variações de clima e temperatura. Ou seja,
por estar desprotegido, pode, facilmente,
receber trovoadas, chuvas e vendavais de
problemas. Algo que todo cristão tende a
passar naturalmente, assim que aceita Jesus
como seu único Senhor e Salvador.
interior
do Templo de Salomão. Todo ele foi
pensado e construído com o propósito
da salvação através do Senhor Jesus.
No pátio, por exemplo, (onde
fica o altar e a pia), não havia cobertura.
Significa dizer que o cristão que passa pela
porta (Jesus), sacrifica suas
vontades
(no Altar) e
em seguida se batiza (na Pia), ainda
permanece
no pátio, ficando exposto a todos os
tipos de
variações de clima e temperatura. Ou seja,
por estar desprotegido, pode, facilmente,
receber trovoadas, chuvas e vendavais de
problemas. Algo que todo cristão tende a
passar naturalmente, assim que aceita Jesus
como seu único Senhor e Salvador.
Então, após o cristão passar por todas
essas
tribulações, ele entra no Santo Lugar, que
representa a nossa alma. Neste momento,
o nascido de Deus busca obter uma
aproximação
maior com o Criador. Assim, ele participa e
come dos pães, que é a Palavra de Deus e a representação do próprio Senhor Jesus, e se
sacia do Espírito Santo, que está tipificado na
Menorá ou Candelabro (Leia Zacarias 4:6).
Desta forma, o cristão pode se considerar
apto a participar do Altar do Incenso, que nada
mais é do que a oração.
essas
tribulações, ele entra no Santo Lugar, que
representa a nossa alma. Neste momento,
o nascido de Deus busca obter uma
aproximação
maior com o Criador. Assim, ele participa e
come dos pães, que é a Palavra de Deus e a representação do próprio Senhor Jesus, e se
sacia do Espírito Santo, que está tipificado na
Menorá ou Candelabro (Leia Zacarias 4:6).
Desta forma, o cristão pode se considerar
apto a participar do Altar do Incenso, que nada
mais é do que a oração.
Isso não quer dizer que a pessoa que não
possui o Espírito Santo esteja impedida
de orar, mas significa que é neste momento
de aproximação e intimidade com Deus,
representado no Santo Lugar, que as
orações do cristão são realizadas com
verdade, sinceridade e pelo Espírito Santo,
haja
vista ele não estar mais orando em favor de
seus desejos ou vontades carnais, mas
segundo a vontade de Deus.
possui o Espírito Santo esteja impedida
de orar, mas significa que é neste momento
de aproximação e intimidade com Deus,
representado no Santo Lugar, que as
orações do cristão são realizadas com
verdade, sinceridade e pelo Espírito Santo,
haja
vista ele não estar mais orando em favor de
seus desejos ou vontades carnais, mas
segundo a vontade de Deus.
Note que existe uma diferença muito grande
entre as orações realizadas no pátio e no
Santo Lugar. Enquanto que no primeiro
oramos sem entendimento e de acordo com
nossas vontades, no segundo, oramos com
temor, reverência e desejando satisfazer os
desejos do coração do Pai.
entre as orações realizadas no pátio e no
Santo Lugar. Enquanto que no primeiro
oramos sem entendimento e de acordo com
nossas vontades, no segundo, oramos com
temor, reverência e desejando satisfazer os
desejos do coração do Pai.
Sendo assim, finalmente, após o cristão
passar por todo este caminho espiritual,
chega o momento de ele adentrar no
Santíssimo Lugar ou no Santo dos Santos
(C).
Neste local, há somente a Arca da Aliança, representando a presença de Deus. O que
aprendemos com isso, então, é que com o
sacrifício de Jesus, podemos ter acesso a
Ele,
mas, se nós também não sacrificarmos a
nossa
vida em prol da Sua, não conseguiremos
chegar
até o Santíssimo Lugar e, tampouco,
alcançaremos a salvação eterna.
passar por todo este caminho espiritual,
chega o momento de ele adentrar no
Santíssimo Lugar ou no Santo dos Santos
(C).
Neste local, há somente a Arca da Aliança, representando a presença de Deus. O que
aprendemos com isso, então, é que com o
sacrifício de Jesus, podemos ter acesso a
Ele,
mas, se nós também não sacrificarmos a
nossa
vida em prol da Sua, não conseguiremos
chegar
até o Santíssimo Lugar e, tampouco,
alcançaremos a salvação eterna.
Portanto, se almejamos salvar a nossa alma,
devemos observar o exemplo do Senhor Jesus
para todos nós, que foi e é o de sacrificar.
Como podemos ver no gráfico, o sacrifício
está na
porta, nos dizendo que somente por este
meio existe a possibilidade de
chegarmos até Deus.
devemos observar o exemplo do Senhor Jesus
para todos nós, que foi e é o de sacrificar.
Como podemos ver no gráfico, o sacrifício
está na
porta, nos dizendo que somente por este
meio existe a possibilidade de
chegarmos até Deus.
Uma maquete do Templo de Salomão feita pelos jovens internos da Fundação CASA feita com dobraduras de jornais,
A Fundação Casa também participa do Jejum de Daniel .Recebeu nesta última terça-feira voluntários da UNIVERSAL, que levaram uma noite toda especial.
Pastor Geraldo Vilhena Coordenador de Evangelização nas unidades da Fundação Casa de São Paulo, que fez orações de libertação, para que houvesse uma transformação na vida de cada adolescente, após a oração de libertação, houve um grande clamor pelo derramamento do Espírito Santo, no qual cada adolescente, buscou com todo fervor pelo novo nascimento.
em seguida o Pastor Geraldo Vilhena deu uma palavra sobre o significado da Santa Ceia, que através do pão e do suco de uva após apresentado os elementos para o Senhor Jesus fica abençoado, e é feito em memória do sacrifício dele na cruz cruz do calvário. na medida que cada um participava houve uma alegria da parte de cada adolescente, e algumas famílias também presentes participaram da Santa Ceia.
Houve a determinação do Batismo do Espírito Santo.
Em seguida os adolescentes foram encaminhados para cumprir as escrituras sagradas sobre o batismo nas águas, o Pastor Geraldo Vilhena explicou o significado sobre o batismo nas águas e sobre a importância do novo nascimento, de levar uma vida reta longe das más companhias, e ao todo foram batizados seis jovens, que aceitaram ao Senhor Jesus.
Já na saída um adolescente surpreendeu ao Pastor Geraldo Vilhena com uma maquete do Templo de Salomão que fez com dobraduras de jornais,
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